Logo Consultora Financeira Empresarial FININ

Startup Voucher: O apoio a fundo perdido para dar o boost à sua Startup

Hoje, escrevemos sobre Startups e o incentivo que fará a sua Startup subir a outro nível.

Uma Startup é uma empresa em fase inicial de desenvolvimento que procura crescer rapidamente. Geralmente é financiada por investidores e tem como objetivo resolver um problema através de métodos inovadores ou fornecer um produto ou serviço mais eficiente do que a concorrência. As Startups costumam ser caracterizadas por um ambiente de trabalho ágil e dinâmico e por um alto grau de incerteza e risco, pois ainda estão a tentar estabelecer o seu modelo de negócios e encontrar um lugar no mercado. No entanto, ao conseguirem se estabelecer e crescer, as startups podem se tornar empresas bem-sucedidas e altamente lucrativas.

As Startups podem ter várias vantagens em relação às empresas tradicionais. Algumas das principais vantagens incluem:

  • Flexibilidade: As Startups são geralmente mais ágeis e adaptáveis do que as grandes empresas, o que as permite ser mais flexíveis e se adaptar rapidamente às mudanças do mercado,
  • Inovação: As Startups tendem a ser mais inovadoras do que as empresas estabelecidas, pois estão sempre procurando maneiras de resolver problemas de maneira diferente e melhorar os produtos e serviços que oferecem;
  • Cultura: As Startups costumam ter uma cultura de trabalho mais colaborativa e aberta, o que pode ser atraente para muitos funcionários;
  • Oportunidades de crescimento: As Startups podem oferecer oportunidades de crescimento rápido para os funcionários, pois elas estão constantemente à procura de novas formas de se expandir e crescer.
  • Potencial de retorno financeiro: Se a Startup tiver sucesso, os investidores e funcionários podem obter um retorno significativo dos seus investimentos e esforços.

As Startups também podem ter algumas desvantagens em relação às empresas tradicionais. Algumas das principais desvantagens incluem:

  • Alto risco: As Startups enfrentam um alto grau de incerteza e risco, pois ainda estão a tentar estabelecer o seu modelo de negócios e encontrar um lugar no mercado. Muitas Startups falham antes mesmo de se tornarem bem-sucedidas, o que pode levar a perdas financeiras para os investidores e empreendedores;
  • Baixa estabilidade: As Startups são empresas em fase inicial de desenvolvimento e, como tal, podem ser instáveis. Isso pode levar a incertezas em relação ao emprego e ao futuro da empresa;
  • Falta de recursos: As Startups geralmente têm menos recursos financeiros, humanos e de tempo do que as empresas estabelecidas, o que pode dificultar o crescimento e a expansão da empresa;
  • Falta de estrutura: As Startups costumam ter menos estrutura e processos estabelecidos do que as empresas estabelecidas, o que pode levar a desafios na tomada de decisões e na resolução de problemas;
  • Concorrência acérrima: As Startups enfrentam uma forte concorrência, pois muitas outras empresas também estão tentando estabelecer seu lugar no mercado. Isso pode levar a pressão adicional para se destacar e se destacar da concorrência.

Além das vantagens e desvantagens as Startups enfrentam algumas oportunidades no mercado, nomeadamente, oferecer incentivos comerciais para os colaboradores: Muitas vezes, as Startups têm um grupo relativamente pequeno de funcionários, e com isso em mente, criar uma estrutura de incentivos para o envolvimento deles na venda pode ser uma excelente forma de aumentar as vendas. Incentivos como bônus, recompensas em dinheiro ou outras formas de reconhecimento podem incentivar os funcionários a se dedicarem mais às vendas.

Estabelecer parcerias com outras empresas: As Startups podem obter avanços significativos na procura por novos clientes se estabelecerem parcerias com outras empresas que possam ajudar a expandir seu portfolio de clientes. Isso pode incluir colaborações com organizações de comércio electrónico, redes sociais e companhias de tecnologia que trabalham para criar produtos em conjunto ou executar campanhas comerciais conjuntas.

Utilizar o marketing de conteúdos: Uma ótima maneira de promover as vendas dentro da Startup é usar o marketing de conteúdo para gerar interesse nos seus produtos e atrair mais clientes. Isso pode incluir a criação de conteúdos informativos, técnicos, divertidos ou de estética. A Startup pode usar esses conteúdos para aumentar o alcance e direcionar os clientes para requisitos comerciais.

Capitalizar o uso de canais sociais: O uso de canais sociais para ações de marketing de vendas é uma ótima maneira de atingir os possíveis compradores. Os canais sociais permitem que as Startups divulguem o seu conteúdo para milhões de usuários e angariem comentários de qualidade. As redes sociais podem ajudar também a estabelecer relações com os novos clientes e recomendam os produtos das startups.

Através do programa de incentivo ao abrigo do PRR, Vouchers para Startups – Novos Produtos verdes e Digitais, o IAPMEI disponibiliza vouchers de financiamento para ajudar Startups a lançar novos produtos verdes e digitais. A campanha visa acelerar a mudança digital, ambiental e social no país. Através dos vouchers os incentivos são concedidos a projetos inovadores com um notável potencial de crescimento que contribuam para promover a transformação digital, contribuam para o desenvolvimento de produtos verdes e contribuam para o crescimento das economias locais. Os financiamentos são distribuídos em categorias distintas que se adaptam às necessidades de cada startup. Os incentivos relacionados com a inovação e desenvolvimento de produtos verdes podem variar entre: Assistência técnica, Investimento em formação e estabelecimento de parcerias estratégicas entre o IAPMEI, startups e empresas.

O programa Startup Voucher para Startups abriu no dia 25 de novembro de 2022, as candidaturas para a primeira tranche de 45 milhões, de um total de 90 milhões, previstos no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Este programa é especifico para empresas que queiram investir em novos produtos digitais com forte impacto em estão ambientais e de sustentabilidade.

Montante:

Cada Startup pode receber ao total de 30.000 €. O apoio a conceder assume a natureza de financiamento não reembolsável.

Despesas elegivéis:

O montante poderá ser usado para “custos com recursos humanos; despesas com acreditação ou certificação tecnológica de recursos humanos”, para a aquisição de “serviços externos especializados (digitalização de processos de negócios, serviços de marketing, etc.)”; bem como para a compra ou aluguer “de equipamentos, custos de licenciamento ou de subscrição de software“; para suportar “custos com a proteção/valorização de direitos de propriedade intelectual” e “custos indiretos”.

Duração do projeto:

Os projetos têm uma duração máxima de dezoito meses a contar da data de assinatura do Termo de Aceitação, tendo de estar concluídos no máximo até 30 de setembro de 2025.

Critérios de Elegibilidade das Entidades:

As startups que se candidatam devem ter até 10 anos de existência, sede em Portugal e Certificação de PME, pelo IAPMEI.

O programa oferece vouchers de até 30 mil euros para cobrir custos elegíveis de projetos de pesquisa e desenvolvimento de novos produtos ou serviços verdes ou digitais. Os projetos devem ter um impacto positivo no meio ambiente e na economia portuguesa, e devem ser viáveis economicamente. As startups interessadas em participar do programa devem se inscrever através do site do IAPMEI e seguir as instruções fornecidas.

Recomenda-se a todas as Startups a elaboração de um Plano de Negócios, com o objetivo de avaliar a viabilidade do negócio e a possibilidade do voucher financiar as atividades relativas ao desenvolvimento do produto.

Gere uma Startup, ou tem uma ideia de negócio enquadrada em tecnologia, digital e fatores de sustentabilidade? Fale com a nossa equipa que iremos ajudar em todo o processo. Contacte-nos!

A EQUIPA FININ CONSULTING ESTARÁ AO SEU LADO PARA GARANTIR O SUCESSO DA SUA CANDIDATURA!

Compartilhe nas mídias:

Facebook
WhatsApp
Pinterest

FININ Consulting

Ao seu lado para garantir o sucesso da sua empresa!

Logo Consultora Financeira Empresarial FININ

Menu

Nós Ajudamos

Da elaboração do seu Plano de Negócios à otimização do seu lucro e estratégias de crescimento — traga-nos suas questões, nós temos as soluções.